quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Arroz- doce da Filipa


0,5l de água
75 g de manteiga,
1 pau de canela,
8 colheres de sopa de acúcar,
1 l de leite quente,
1/2 chavena de arroz,
6 gemas de ovo,
casca de 1 limão,
canela em po q.b.
sal

Leve ao lume um tachinho com água,manteiga,o pau de canela e a raspa de limão.quando a manteiga estiver derretida deite o arroz em chuva,junte uma pitada de sal,mexa e deixe cozer ate embeber quase toda a água.Acrescente o leite,deixe ferver mais um pouco e deite o açucar.continue a cozinhar,mexendo de vez em quando.Numa tigela bata as gemas e va deitando colheradas de arroz,mexendo bme para os olvos não talharem.Deite então a mistura no tacho com o lume ja apagado.Envolva bem ,retire o pau da canela e a casca de limão e deite numa travessa de serviço.Deixe arrefecer um pouco e finalmente polvilhe com a canela em po.

Bom apetite!!!!!




116sx82

os melhores cumprimentos

novo livro de culinaria




Este já é meu.. amanha vou começar com as tentativas vou fazer o arroz doce da autora!!!



116sx82

os melhores cumprimentos
sandra santos
mae por vocação
tel.:
mimosamargarida@hotmail.com
http://lojinhavirtual2.blogspot.com/


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Bolinhos de azeite!!!






2 ovos
meia casca de azeite cada ovo
acucar,
e farinha qb

misture tudo ate moldar bem com as mãos,quando moldar formar pequenos "ES"
e frite em oleo quente,sirva polvilhado de açúcar e canela,e ja agora deliciem se!!!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Bolo rainha


Então aqui vai a receita, nas duas versões:
  • 2dl de água
  • 100g de frutos secos grosseiramente picados (pinhões, nozes e amêndoas)
  • 50g de passas
  • 50g de fruta cristalizada grosseiramente picada
  • 2 colheres (sopa) de vinho do Porto
  • Raspa de meia laranja
  • 1 ovo para pincelar
  • Fruta cristalizada, pinhões e açúcar em pó para decorar
  • Geleia para pincelar
PREPARAÇÃO EM MÁQUINA DE PÃO

  1. Coloque a água na cuba da máquina do pão e junte o conteúdo da embalagem de farinha. Seleccione e inicie o programa para massa de piza ou massa lêveda. Depois de terminar o programa, adicione os frutos secos, as passas, a fruta cristalizada, o vinho do Porto e a raspa da laranja. Programe novamente na massa de piza.
  2. Quando terminar, retire a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e molde duas coroas. Coloque-as num tabuleiro previamente untado com óleo. Tape-as com um pano e deixe levedar até atingir quase o dobro do volume. Pincele com ovo batido, decore com pedaços de fruta cristalizada e pinhões e polvilhe generosamente com açúcar em pó.
  3. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos. Retire e pincele com geleia.
PREPARAÇÃO MANUAL
Numa tigela, disponha a farinha, junte a água e amasse à mão, por cerca de 10 minutos ou com a batedeira de ganchos, por cerca de 5 minutos na velocidade média. Junte os frutos secos, as passas, a fruta cristalizada, o vinho do Porto e a raspa de laranja. Bata por mais um minutos. Molde duas bolas e coloque-as numa tigela enfarinhada. Tape-as com um pano e deixe levedar em local quente até atingirem quase o dobro do volume. Volte a colocá-las na mesa de trabalho e proceda exactamente como na versão à máquina a partir do ponto nº 2.
E cá estão eles prontos para irem ao forno!


os melhores cumprimentos

lombo de porco estufado




Um dia feriado,para mim como todos os outros porque o marido precisava ir trabalhar,então não vamos de modas,ontem como minguem se lembrou do dito feriado não havia pão,fui ao pingo doce comprar pão,mas claro que nunca de la vinha so com o pão,então comprei um bom naco de lombo de porco,e cheguei a casa deitei o dentro da panela de pressão com um pouco de óleo para ficar louro,deitei lhe em cima duas cenouras as rodelas,e meio copo de vinho branco com colorau sal e pimenta moída,misturei tudo e deitei lhe em cima,tapei depois de levantar fervura baixei o lume,e deixei estufar lentamente durante cerca de 1 hora,foi so tirar fatiar e comer e estava simplesmente divinal..
acompanhar por arroz ou batatas e uma salada

os melhores cumprimentos